Dez fatos e dicas sobre o vidro extra clear

Vidro transparente não é tudo igual. Existem vidros que não apresentam a tonalidade esverdeada dos vidros tradicionais. Estamos falando do vidro extra clear. Conheça, nesta matéria, 10 informações e dicas sobre esse item.

A Garante Vidros oferece aos profissionais do vidro, como opção e ótimo custo-benefício, o vidro extra clear, também chamado de vidro extratransparente, vidro extraclaro. Conheça, abaixo 10 fatos ou dicas sobre esse produto diferenciado.

1.  É uma invenção relativamente recente

Vidro extra clear é uma invenção posterior ao vidro float comum, que foi inventado em 1950. Esse tipo especial começou a ser comercializado por volta do ano 2010. Como o nome indica, trata-se de um vidro mais transparente que o vidro float comum, motivo pelo qual é chamado também, popularmente, de vidro extraclaro ou vidro extratransparente.

2. Possui vário nomes

O vidro extra clear possui nome e grafia diferente de acordo com cada um dos fabricantes multinacionais do produto no Brasil. O produto fabricado pela multinacional Cebrace, que é uma joint venture entre a japonesa NSG Pilkington e a francesa Saint Gobain recebe o nome de Cebrace Extra Clear (com palavras separadas). O vidro produzido no Brasil pela multinacional norte-americana Guardian Glass recebe o nome de Guardian ExtraClear (tudo junto). Já o produzido pela multinacional japonesa AGC Vidros recebe o nome de Clearvision.

3. Mais luminoso e transparente por ser menos verde

O vidro extra clear oferece maior luminosidade aos ambientes e é mais transparente porque é fabricado com um baixo teor de óxido de ferro, que é exatamente a substância que proporciona uma tonalidade esverdeada aos vidros comuns.

4. Excelentes bases para pinturas claras

Antes do vidro extra clear eram constantes as reclamações de arquitetos e designers ao utilizarem vidros pintados com tonalidades claras em seus projetos. Nessas aplicações a tonalidade esverdeada se destacava, destoando, muitas vezes, com o projeto ou o resultado estético imaginado.

5. Bordas sempre verdes em peças grandes

Apesar do vidro extra clear ser notoriamente mais transparente que o vidro float incolor, quando comparados lado a lado, em peças grandes esse vidro apresenta ainda as bordas com leve tonalidade verde. Isso ocorre porque, apesar de conter baixo teor de óxido de ferro, esse componente ainda faz parte da composição da peça. Esse fato, inclusive, tem sido motivo de reclamações de arquitetos e designers, que imaginam que suas bordas também serão isentas dessa tonalidade.

6. Diferente do antirreflexo

O vidro extra clear é utilizado na produção do vidro antirreflexo. Muitas vezes ele é até confundido com esse produto importado. Porém, no antirreflexo existe ainda um tratamento especial em sua superfície que absorve a luz. Em outras palavras: são produtos diferentes.

7. Preço em queda

O custo do vidro extra clear é um pouco maior que o custo do vidro float comum. Porém, essa diferença vem sendo reduzida ano a ano, desde que esse produto passou a ser produzido no Brasil, a partir de 2014. Em alguns locais, como na Garante Vidros, que trabalha esse vidro em grandes lotes, os valores são bem próximos.

8. Multiplas aplicações

O vidro extraclear pode ser beneficiado e transformado da mesma forma que o vidro comum (float). Ou seja, pode ser temperado, pintado, serigrafado, laminado ou compor vidros insulados. Devido a isso, pode ser utilizado em todas as centenas de aplicações possíveis ao vidro.

9. Destaca-se como multilaminado

Uma das aplicações na qual o vidro extra clear se destaca é na composição de multilaminados. Apesar de ser um vidro robusto, muitas vezes pesando mais de uma tonelada, um multilaminado composto por vidros extra clear aparentam leveza e aspecto minimalista que agrada muito a arquitetos e designers.

10. Aceitação mundial

Os vidros extra clear vêm conquistando admiradores em todo o mundo. Atualmente as obras mais arrojadas, tais como pontes, passarelas instaladas em grandes alturas e paredes de piscinas utilizam multilaminados compostos por tais vidros.

Leia também: Qual o vidro mais resistente?

Sobre a Garante Vidros

A Garante Indústria de Vidros atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores
  • Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…