Qual o vidro mais resistente?

O vidro mais resistente a impactos é o vidro multilaminado composto por três ou mais lâminas de vidro temperado em sua composição unidas por intercalador estrutural. 

O vidro multilaminado, como o próprio nome já indica, é um laminado composto por várias lâminas de vidros. Seria esse o vidro mais resistente se, literalmente, trata-se de uma composição de vidros que pode variar conforme a necessidade?

Saiba, neste artigo, como classificar alguns dos vidros mais resistentes contra agressores diversos. E como os vidros multilaminados entram nesse contexto.

Quando a pergunta “Qual é o vidro mais resistente” é feita geralmente os mais detalhistas podem responder com outra pergunta: Resistente a que? E tal resposta tem seu fundamento teórico, afinal, existem no mercado diversos tipos de vidros e, se considerarmos que os multilaminados, assim como os vidros insulados (ou duplos) podem reunir vantagens de vários tipos diferentes de vidros, por serem, na verdade, uma composição de vidros, tal disputa se torna até injusta.

Vidro monolítico x vidros compostos

Agora, se considerarmos o vidro em sua forma monolítica, ou seja, uma única lâmina, o vidro temperado é o vidro mais resistente. Após passar pelo processo de têmpera, onde é submetido a temperaturas que variam de 600 a 700 graus Celsius, seguido de rápido resfriamento, o temperado cria tensões internas que o tornam até cinco vezes mais resistente que qualquer outro tipo de vidro. 

Laminação

Com a laminação, que é o processo de união de duas chapas de vidro através de material polímero de alta resistência e elasticidade, torna-se possível unir o temperado a outro vidro temperado. É criado aí, então, o laminado de temperados, conhecido popularmente no setor vidreiro como temperado-laminado.

Laminado + temperados

O laminado de temperados reúne os benefícios dos temperados às dos laminados. É o tipo de vidro mais utilizado em guarda-corpos estruturais, ou seja, que precisam ser fixados em torres através de aparafusamentos. No Brasil são também os vidros mais utilizados em ferragens do tipo Spider, em fachadas. E o mais utilizado em vidros fixados por bottons de inox. 

Laminado com intercalador estrutural + temperados

Um nível acima do laminado de temperados é a versão que, além de reunir dois vidros temperados, também utiliza um intercalador (ou interlayer) especial, mais rígido, como é o caso do Kuraray SentryGlas , do Pujol AB-AR ou do Saflex Structural DG.  Tais intercaladores oferecem maior rigidez que os polímeros convencionais utilizados para esse tipo de aplicação. Tais composições são especialmente úteis quando o vidro é utilizado como barreira de contenção sem molduras, como em gradis e guarda-corpos sustentados por colunas e aparafusamento. Quando quebrados os vidros não se curvam (dobram) em razão de seu próprio peso. Por serem mais rígidos, tais intercaladores internos continuam mantendo o vidro em sua posição, sustentando-os internamente.

Multilaminados de temperados

Ao unir pelo processo de laminação com intercalador especial três ou mais lâminas de vidros temperados obtém-se um multilaminado com altíssima resistência mecânica. Essa composição pode ser dimensionada com a união de várias lâminas até se transformar em uma verdadeira “parede” de vidro, com espessura que pode variar de 70 mm a 100 mm. Logicamente, o peso e o custo de tal vidro aumentam proporcionalmente. 

Com algumas variações esses, basicamente, são os vidros utilizados nas obras mais arrojadas do mundo. Com tais vidros são construídas pontes, pisos em grandes alturas, laterais e bases de piscinas, além de diversas outras aplicações. Alguns produtores consideram desperdício a utilização de todas as lâminas temperadas, por isso preferem utilizar vidro temperado somente nas camadas externas. Outros preferem a utilização de vidros termoendurecidos ao invés de vidros temperados, por terem um padrão de quebra maior. 

Exceção à regra

Os vidros blindados também são composições especiais de vidros multilaminados especialmente os vidros utilizados em guaritas. Porém, os vidros automotivos, por terem limitação de peso, preferem intercalar os vidros com camadas de policarbonato, que são mais eficientes em retardar o avanço de projéteis sem provocar estilhaços.

Fabricante versátil

A Garante Vidros, instalada na Grande São Paulo, é tradicional laminadora de vidros, equipada para produção versátil de todos os vidros citados nesta matéria. Também é fabricante de vidros temperados de várias espessuras.

Leia também: Proteção Solar em residências 

Sobre a Garante Vidros 

A Garante Indústria de Vidros atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…