Vidro ideal para portas

Conheça sete vidros que podem ser utilizados em portas de entradas, de armários, guarda-roupas, ou divisões internas. Alguns são candidatos a se tornarem o vidro ideal para portas

Quando se fala em portas, em todo o mundo o vidro temperado ocupa lugar de destaque. Sua característica de transparência que evita acidentes e possibilita a visão externa, a possibilidade de ser instalado apenas com ferragens diversas, facilidade de limpeza e beleza que se mantém com o tempo, tornaram esse vidro o mais indicado para essas aplicações. E ainda existem variações em vidros destinados a portas e também novos produtos, que podem concorrer nessa categoria de vidro ideal para portas.

Vidro temperado

O vidro temperado é produzido em processo controlado. Nele o vidro comum é submetido, em forno especial, a temperatura que pode chegar a 700 graus Celsius, dependendo de seu tamanho, cor e espessura. Esse aquecimento é seguido de rápido resfriamento, de forma a criar tensões internas que modificam a estrutura do vidro.

Após o processo de têmpera o vidro temperado torna-se até cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Além disso, ele torna-se mais resistente a altas temperaturas, passando a suportar a variações de até 200 graus Celsius. 

Por se tornar mais resistente, os temperados se tornam ideai para suportarem-se a si mesmos. No caso das portas, por exemplo, podem ser instalados sem a necessidade de utilização de molduras. Para se ter uma ideia, o vidro ideal para portas com até 2100 mm de altura e até 1100 mm de largura pode ser fixado com apenas duas dobradiças.

Vidro temperado em cores básicas

O vidro temperado pode ser produzido com os vidros float considerados básicos, que são os transparentes e também os vidros denominados “coloridos na massa”, que são os vidros verde, cinza (fumê) e bronze.

Todas essas tonalidades são utilizadas há vários anos na composição ou produção de portas internas ou externas. A novidade é a chegada, relativamente recente, do vidro extraclaro ao mercado, que também pode ser temperado.

Vidro temperado extraclaro

O vidro extraclaro é produzido com uma formulação que resulta em um vidro com menor índice de óxido de ferro que o vidro float (comum) tradicional. Como resultado, obtém-se um vidro mais claro, sem a indesejável tonalidade esverdeada comum na maioria dos vidros. 

Os vidros extraclaros podem ser temperados sem qualquer dificuldade. E até tornar-se o vidro ideal para portas de todos os tipos, especialmente em obras ou móveis onde a maior transparência ou entrada de luz no ambiente são itens importantes.

Vidros refletivos

Os vidros refletivos podem ser produzidos de diversas formas. No processo pirolítico, que é o mais tradicional, óxidos metálicos são aplicados na massa ainda informe, com o vidro ainda em seu formato pastoso antes do resfriamento. Com essa aplicação de óxidos os vidros refletivos adquirem um aspecto refletivo que, além de serem altamente decorativos, passam a barrar melhor o calor solar. Por esse motivo muito são denominados também de vidros de controle solar, ou vidros de proteção solar, sendo que, quando produzidos no processo pirolítico, tais vidros também podem passar pelo processo de têmpera.

No design de interiores e na indústria moveleira esses vidros são utilizados também em ambientes internos e móveis. Isso porque o aspecto espelhado e a grande variedade de cores desses produtos são bastante apreciados. E, na busca do vidro ideal para portas as produzidas com vidros refletivos temperados se destacam pelo seu aspecto espelhado ao refletirem a luz na direção do lado mais iluminado, brincando com os sentidos e permitindo a exploração de várias possibilidades lúdicas pelos projetistas ou designers.

Vidro temperado-serigrafado

O vidro ideal para portas pode também ser o temperado-serigrafado. Esse vidro também é produzido com sua passagem pelo forno de têmpera. A diferença é que, antes dessa passagem, o vidro recebe uma camada de esmalte cerâmico em sua superfície.

Obtém-se, dessa forma, vidros com todas as propriedades de um vidro temperado com adição de cores ou estampas.

As cores ou estampas são aplicadas pelo processo serigráfico, também denominado silk-screen, através de telas. Devido a isso, são imensas as possibilidades de inserção de estampas e cores em portas, indo da cobertura total até meros detalhes.

Além das imensas possibilidades que a técnica de serigrafia permite, a indústria de esmaltes cerâmicos também é capaz de fornecer uma ampla variedade de produtos, incluindo especiais, como é o caso do esmalte que simula o efeito jateado, que torna possível a criação de um vidro ideal para porta fosqueado e com possibilidades de inserção de cores.

Vidro temperado-laminado

Finalmente, como vidro ideal para porta podemos incluir o vidro temperado laminado. Trata-se de um produto que reúne as propriedades e características de vidro de segurança de um temperado e também de um laminado. Ele é produzido através da laminação de dois vidros temperados. Com isso, pode ser aplicado em portas, através de ferragens especiais devido ao seu maior peso, na comparação de um vidro temperado convencional.

A vantagem do vidro temperado-laminado aplicado em portas é a segurança, tanto contra invasões como também contra acidentes. Em caso de quebra o vidro permanece preso às ferragens na maioria dos casos. As portas produzidas com tais vidros são denominadas, popularmente, de portas antivandalismo.

Vidro laminado

O vidro laminado também pode ser utilizado em portas diversas, apresentando vantagens e desvantagens. Como vantagem ele oferece segurança extra. Em caso de quebra ele mantém os cacos aderidos ao caixilho, mantendo o vão protegido de invasões e evitando a queda dos cacos. A desvantagem desse produto é que ele não possui uma característica estrutural como o vidro temperado. Devido a isso, para se tornar um vidro ideal para portas, precisa ser instalado emoldurado em caixilho apropriado. 

Leia também: Dez fatos ou dicas sobre o vidro extraclaro

Sobre a Garante Vidros

A Garante Vidros produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes, incluindo vidros temperados, laminados, multilaminados, laminados de temperados, pintados e espelhos. Atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuam em diversas áreas comerciais e industriais.

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…