Use seu 13° salário de maneira eficiente 

Cinco dicas para aproveitar melhor a renda extra 

Chegou a hora do recebimento do décimo terceiro salário! Para os trabalhadores com carteira assinada e outros arranjos contratuais, o final do ano tem um componente financeiro extra que traz alívio para as contas ou oportunidades de investimentos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o dinheiro extra deve injetar neste ano quase R$ 223 bilhões na economia do país, maior valor dos últimos nove anos.

O contador e professor do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Luiz Henrique Avelino, enfatiza que “O que você vai escolher fazer com o seu 13º vai depender do seu momento de vida, seu orçamento e situação financeira é que vão te guiar nessa escolha. Por exemplo, talvez seja uma boa ideia organizar as finanças pessoais, especialmente para quem está endividado. Enquanto isso, outras pessoas podem usar o dinheiro para as tão adiadas reformas que incluem vidros, comprar presentes de Natal ou mesmo para investimentos. É importante que todos tenham cautela com o valor extra, analisando com calma o que fazer, já prevendo 2022”. 

Avelino reforça a importância do foco e racionalizar o momento “Apesar do recebimento do ‘salário extra’, é preciso ficar atento com as despesas das festas de Natal e Ano Novo, IPVA, IPTU, viagem de férias de verão, matrículas escolares, e outras responsabilidades que precisarão ser pagas nos próximos meses”.

“Muitas pessoas estão repensando seus hábitos e pensando em novas forma de fazer o seu dinheiro render, sempre é bom ter uma reserva de capital. Estabeleça quando se pretende utilizar o dinheiro aplicado se em curto, médio ou longo prazo. Dessa maneira, fica mais simples saber qual a melhor forma de aplicação. 

Confira as cinco dicas essenciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente: 

1. Pague as dívidas 

Caso esteja no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos e negocie com as instituições. 

2. Reserve dinheiro para as contas do começo do ano 

Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Utilize o recebimento para começar 2022 com uma folga no orçamento. O planejamento é fundamental! 

3. Invista em reformas 

O dinheiro gasto nas reformas da casa nem sempre contam como gasto. Se bem utilizados eles se transformam em investimento em curto, médio ou longo prazos.  Por exemplo, investir em vidros de proteção solar valorizam o imóvel assim que instalados e também em longo prazo. Ao mesmo tempo, com o uso desses vidros o consumo do sistema de ar-condicionado é minimizado, gerando economia nos gastos com energia elétrica. Na ponta do lápis o investimento em tais vidros, se utilizados por vários anos, acabam se pagando.  

4. Busque por formas de investimentos 

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro. 

5. Presentes 

Se você costuma comprar presentes e não abre mão dessa tradição, com o dinheiro extra, é possível organizar a lista de pessoas a serem presenteadas e comprar de acordo, sem exageros. Pesquise os preços, busque por promoções e antecipe as compras. 

Leia também: Proteção solar em residências 

Sobre a Garante Vidros

A Garante Indústria de Vidros atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…