Concessões de crédito batem recordes, porém, aumentos de preços mantêm setor em compasso de espera
O setor da construção, ao qual o material vidro é agregado, tem apresentado resiliência no enfrentamento das dificuldades surgidas desde o início da pandemia. Entretanto, a retomada não está se verificando de forma igual entre os segmentos da cadeia produtiva.
Os indicadores de vendas e lançamentos da indústria imobiliária apontam crescimento no primeiro semestre, porém não expressivo, em função da baixa base de comparação, representada pelo mesmo período do ano passado, quando se iniciou a pandemia.
As concessões de crédito imobiliário batem recordes. Mas na rodada da Sondagem da Construção realizada pela FGV em julho, a maioria das empresas de Edificações já assinalava que a situação atual dos negócios estava fraca, com redução da atividade.
Esta percepção pode indicar que a melhora do mercado não está disseminada por todo o país, segundo Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.
Sinal disso é o que revela a pesquisa mensal do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) da Abecip, que mede a evolução dos preços dos imóveis novos em dez capitais. No primeiro semestre, esses preços subiram em média de 6,04%. Mas enquanto na cidade de São Paulo o aumento foi de 10,23%, Fortaleza registrou 1,75% e Recife, 2,05%.
De um lado, há expectativa de melhora, como revela na Sondagem o indicador de Preparação de Terrenos. A elevação da atividade nesta fase do empreendimento denota que nos próximos meses haverá aumento futuro do volume de obras.
De outro lado, os preços dos insumos de construção aumentaram 34,52% no acumulado de 12 meses até julho, puxados por altas exorbitantes como as dos preços dos materiais metálicos, que subiram 84,09%. O impacto se refletiu principalmente na postergação de lançamentos de empreendimentos imobiliários.
Sobre a Garante Vidros
A Garante Indústria de Vidros atua no mercado vidreiro desde 1974,
oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que
atuem nas seguintes áreas:
- Cabines em geral
- Calderaria (com visores)
- Construção Civil em geral
- Cozinhas Industriais
- Decoração
- Design de Interiores
- Esquadrias
- Expositores de lojas
- Guaritas
- Manutenção Predial ou Industrial
- Móveis
- Rack para eletroeletrônicos
- Refrigeração
- Serralherias
- Totens e sinalização externa ou interna
- Tratores
Para mais informações preencha nosso formulário de contato
Leia também:
Pandemia está criando possibilidades para o vidro
Pesquisa mostra crescimento no consumo de materiais para reformas residenciais Pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) constatou que ao
Pandemia está criando possibilidades para o vidro
Pesquisa mostra crescimento no consumo de materiais para reformas residenciais Pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) constatou que ao