Oi, posso ajudar?
Estamos aqui para atendê-lo :)

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos, reformas e até mesmo no design de interiores, os arquitetos do vidro são especificadores técnicos muito importantes. Nesta matéria, conheça um pouco mais dessa relação.

Os setores de arquitetura e construção civil figuram entre os que mais se aqueceram durante a pandemia. Um estudo feito pela consultoria Consumoteca aponta que 55% das pessoas da classe A e 39% da classe C, no Brasil, fizeram algum tipo de reforma ao longo da quarentena. Independentemente do tamanho do serviço, contar com um bom arquiteto do vidro é essencial para que uma obra seja mais rápida, bem executada e até mesmo mais econômica.

Porém, seja na hora de reformar ou construir, organizar ambientes residenciais ou comerciais, muitas pessoas acabam pulando etapas importantes para o sucesso de seus planos. Não é raro que, equivocadamente, entreguem as suas expectativas aos pedreiros, vidraceiros e mestres de obras, que são profissionais importantíssimos para a execução da obra. Porém, o ideal em alguns casos seria, antes de qualquer contratação, procurar um arquiteto do vidro, que é aquele que conhece as possibilidades desse material e que está preparado para ajudar nas decisões iniciais e para traduzir as expectativas do proprietário em uma linguagem adequada para a equipe de execução da obra com utilização de vidros.

Algumas pessoas acreditam que ter um arquiteto do vidro na obra implica custo elevado. Porém, geralmente, essas mesmas pessoas acabam ficando à mercê de decisões erradas por falta de conhecimento, e o resultado é o gasto adicional e desnecessário com materiais, mão de obra, perda de tempo, além da possibilidade de não conseguir o resultado desejado no espaço em questão.

Justamente para otimizar recursos, tempo e espaços, é tão importante o planejamento. O papel do arquiteto do vidro é conseguir alinhar as necessidades com as soluções técnicas, adequar os sonhos às normatizações, agregar às possibilidades soluções estéticas e funcionais, sempre considerando o planejamento financeiro do cliente. Este, por sua vez, terá no arquiteto a pessoa da sua confiança para concretizar os seus sonhos dentro da sua realidade pessoal e financeira.

Com um bom projeto arquitetônico, o cliente conseguirá precificar a sua obra, fazer o planejamento financeiro, aliado a um cronograma temporal de obra, e, então, contratar a mão de obra necessária e adequada para tal fim. Para quem não conta com o serviço de um profissional de arquitetura qualificado em vidros, a possibilidade da obra custar muito mais que o previsto vira quase uma certeza, devido a desperdícios. 

A valorização do imóvel é outra vantagem para quem decide contar com os serviços de um arquiteto ligado ao vidro. Imóveis concebidos sob o olhar do profissional de arquitetura costumam encantar por sua beleza e funcionalidade. E, dependendo do nome que esse arquiteto do vidro já possua, ou que irá adquirir no mercado, esse diferencial pode ser argumento de venda que pode até aumentar o preço em um processo de venda

Seguem cinco dicas da Garante Vidros para escolher o arquiteto do vidro ideal:

1 – Olho no portfólio

Provavelmente um arquiteto ou arquiteta terá um site ou perfis em redes sociais como vitrine. Em uma rápida consulta é possível conhecer o estilo de cada um e ver qual trabalho tem mais relação com o que o cliente procura.  

2 – Pesquise e avalie

Tendo interesse em um profissional específico, converse com quem já o contratou e passou por esse processo. Tire dúvidas sobre prazos, valores e outros detalhes que considerar importantes.

 3 – Visite uma obra

Se possível, vá até uma obra que este arquiteto projetou. Isso te dá uma noção ainda maior sobre a forma como ele trabalha, principalmente se você pretende contratar o acompanhamento de obra.

4 – Faça reuniões antes de fechar

Como haverá convívio entre cliente e profissional por alguns meses até a finalização do projeto, é importante garantir uma relação próxima e de confiança.

Leia também: Como saber se a espessura do vidro é adequada?

Sobre a Garante Vidros

A Garante Vidros produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes, incluindo vidros temperados, laminados, multilaminados, laminados de temperados, pintados e espelhos.

Atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
  • Tipos de arquivos permitidos: jpg, png, pdf
    Arquivos permitidos: jpg, png e pdf