Proteção solar em residências

A utilização de vidros de proteção solar em residências era um caminho natural e inteligente. Essa tendência ganhou impulso com novos lançamentos da indústria vidreira especialmente direcionados a essa finalidade.

Os projetos modernos de arquitetura já utilizam faces inteiras envidraçadas em residências, dotadas de grandes peças de vidro que promovem uma integração total com o ambiente externo. Essa é uma amostra da evolução tecnológica dos vidros, pois, em um passado recente, tal ousadia dos projetistas resultaria na necessidade de um super-dimensionamento do sistema de ar-condicionado para evitar que essa instalação se transformasse em uma grande estufa. 

Os vidros de proteção solar são dotados de tecnologia que têm o objetivo de barrar a entrada de calor solar nos ambientes ao mesmo tempo em que proporcionam entrada adequada de iluminação interna. Alguns tipos de vidros de controle solar impedem a visão de fora para dentro durante o dia, garantindo a privacidade ao mesmo tempo em que permite a visão do que ocorre no lado de fora.

Atualmente existe uma linha completa que atende a diferentes padrões de exigências e preferências. 

Um pouco de História

Em residências históricas brasileiras como palacetes e casas grandes de fazendas ainda é possível se encontrar grandes janelas instaladas em grossas paredes. Nessas janelas se percebe a utilização de vidro transparente que apresentam deformações em sua planicidade. Elas acabam provocando distorções pequenas da imagem externa.

Muitas dessas peças de vidro foram importadas a “peso de ouro” da Europa. Eles eram produzidos no início pelo sistema de estiramento, através do qual a massa derretida de vidros era esticada manualmente e depois polida. A grande maioria das janelas das casas brasileiras, entretanto, não possuíam vidros. Somente venezianas e cortinas feitas de rendas.

Uma evolução do processo de produção de vidros estirados incluiu enormes rolos a partir de 1950 (sistema Pittsburg). Nessa época o vidro para residências passou a ser produzido no País pela empresa Vidrobrás.  A técnica permitiu também a impressão de desenhos no vidro. Essa versão, chamada de vidro fantasia ou vidro impresso, apresentava a vantagem de manter a privacidade do ambiente interno e conquistou boa parcela dos lares brasileiros, principalmente com as versões floral e martelado.

Em 1974 uma união de forças entre a companhia inglesa Pilkington e a francesa Saint Gobain criou a indústria de vidros planos Cebrace, que introduziu no país a produção denominada float, que apresentava planicidade excelente. A partir de então as residências passaram a utilizar tais vidros que até hoje são oferecidos nas versões transparente, bronze, verde e fumê. Os vidros impressos, por sua vez, não foram deixados de lado. Passaram a ser a opção natural para os locais onde a privacidade era desejada, como janelas de banheiros e cozinhas.

Por várias décadas a utilização de tais vidros nas residências se manteve com poucas alterações. A única digna de nota aconteceu nas décadas de 70 e 80, quando o vidro temperado se popularizou e passou a ser mais utilizado em janelas e fechamentos.

No Brasil, onde temos excesso de luz e calor, tais soluções não são suficientes. Com tais vidros os usuários são expostos ao ofuscamento, por isso acabam optando pelo fechamento de cortinas, o que não barra o calor e ainda aumenta o consumo de luz artificial.

Foi somente na década de 90 que os vidros duplos (ou insulados) e alguns vidros de controle solar passaram a ser utilizados, mas somente em residências de altíssimo padrão. 

Por fim, o apelo por construções sustentáveis, que favorecem o uso de vidros que promovem economia de energia, está contribuindo para popularizar nos anos recentes a utilização dos vidros de proteção solar.

Vidros de proteção solar na Garante

A Garante Vidros fornece diversos tipos de vidros que possuem a propriedade de barrarem o excesso de calor solar nos ambientes internos. Desde os mais refletivos, que proporcionam um escurecimento parcial nos ambientes internos, até os vidros de proteção solar mais neutros, que não escurecem o ambiente interno e, esteticamente, não apresentam o aspecto espelhado quando observado de uma perspectiva mais iluminada que em relação ao lado oposto. 

A empresa fornece tais vidros em diversas cores, recortes e medidas. 

Leia também: Como saber se a espessura do vidro é adequada?

Sobre a Garante Vidros

A Garante Indústria de Vidros atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…