Madeira e vidros para ambientes internos e externos

Arquiteta aponta uso criativo da madeira em imóveis compactos e dá dicas que incluem vidros e espelhos

A madeira na construção civil é tão importante quanto outros materiais de base, sendo usada, principalmente, na instalação de formas, tapumes e escoras. Versátil e resistente é, literalmente, “pau para toda obra”, como diz o ditado popular. E faz uma dupla bastante interessante com o vidro temperado, que lhe dá um aspecto de modernidade e lhe atribui a luminosidade.

 Na decoração de interiores madeira e vidros também são indispensáveis para quem gosta de uma estética atemporal e sólida, mesmo em espaços menores. E, para reforçar essa parceria de materiais, a madeira pode entrar em contato diretamente com as bordas dos vidros temperados. Só é preciso evitar o contato com cabeças de pregos e parafusos.

Segundo a arquiteta Cristina Cardoso, da Yticon, construtora paranaense voltada ao mercado de imóveis econômicos, compactos e do segmento do Programa Casa Verde e Amarela (CVA), quando se pensa em madeira na decoração, o imaginário geralmente leva a um local rústico, pesado e, muitas vezes, caricato. “Esse é um equívoco muito comum, pois são estereótipos que revisitamos em publicações, cenários, ambientes artificialmente produzidos para reforçar a presença da madeira como material natural e essencialmente bruto”, pontua. No entanto, a madeira, assim como o vidro, é tão versátil que se adapta facilmente desde ao universo campestre até aos ambientes mais luxuosos. 

“Madeira e vidro se aliam aos mais diversos estilos de arquitetura e decoração. Trazem aconchego aos ambientes mais despojados e modernos, seja em detalhes de mobiliário ou em pequenos objetos de decoração e uso cotidiano”, explica.

A arquiteta ressalta que, pela versatilidade, a madeira possui características que agregam grande impacto visual, estético e funcional tanto na parte externa quanto na interna do imóvel. “Não há uma regra na utilização da madeira ou de quaisquer outros elementos na composição da arquitetura e interiores. O que existem são as características e limitações impostas pelo próprio material. Há aqueles que são voltados para áreas externas e outros para as internas, com restrições de uso apenas devido ao seu comportamento com relação à exposição ao tempo, ao local onde será aplicado e às demais condições do entorno. Obedecendo essas restrições, a madeira pode ser amplamente utilizada em ambientes externos e internos”, ressalta Cristina.

Interno versus  Externo

Nos ambientes externos, há inúmeras ideias de utilização da madeira, seja em casas ou prédios, com o fechamento de paredes, esquadrias, pisos, decks, pergolados e revestimentos. “Com os devidos procedimentos de tratamento e manutenção, a madeira permanece como elemento durável e de grande personalidade na arquitetura”.

Na área interna dos imóveis compactos, Cristina salienta: “A presença de móveis e objetos de madeira eleva a sensação de aconchego nos ambientes, tornando a experiência visual e sensorial muito mais agradável. Contudo, em espaços mais compactos, o uso excessivo de madeira de tonalidade mais forte – em painéis, móveis, piso e objetos – pode resultar em um ambiente muito carregado de informação, pesado, escuro, dando a impressão de ser ainda menor”, comenta.

Já para  aumentar o espaço livre e ter a sensação de amplitude, ela orienta lançar mão de técnicas já conhecidas como uso de espelhos, vidros, mobiliário sob medida e armários com portas de correr. “Num apartamento compacto, em geral, aplicamos técnicas para uso inteligente e otimização do espaço. Por isso, a madeira tem de ser usada de forma estratégica”, diz

Por onde começar?

Caso já existam elementos ou móveis no ambiente, a dica é equilibrar a aplicação da madeira em tonalidade mais parecida com o que já tem. “Em um quarto, por exemplo, onde já tenha um armário em madeira natural, o ideal é colocar uma cabeceira ou mesa de apoio na parede oposta, com a tonalidade mais próxima possível do móvel existente. Se o piso for  em madeira, o indicado é observar o tom e colocar sobre ele móveis pouco contrastantes”, finaliza a arquiteta.

Leia também: Como saber se a espessura do vidro é adequada?

Sobre a Garante Vidros

A Garante Vidros produz os principais vidros utilizados na construção civil e na área de decoração de ambientes, incluindo vidros temperados, laminados, multilaminados, laminados de temperados, pintados e espelhos.

Atua no mercado vidreiro desde 1974, oferecendo atendimento às indústrias ou empresas comerciais (com CNPJ) que atuem nas seguintes áreas:

  • Cabines em geral
  • Calderaria (com visores)
  • Construção Civil em geral
  • Cozinhas Industriais
  • Decoração
  • Design de Interiores
  • Esquadrias
  • Expositores de lojas
  • Guaritas
  • Manutenção Predial ou Industrial
  • Móveis
  • Rack para eletroeletrônicos
  • Refrigeração
  • Serralherias
  • Totens e sinalização externa ou interna
  • Tratores

Para mais informações preencha nosso formulário de contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Consultoria em vidros: 10 dicas de como ajudar seu cliente!

Vidraceiros e vidraçarias podem virar referência na área em que estão instalados. Basta atuar também…

Microapartamentos, Tiny Houses e o vidro

Microapartamentos com espaços disponíveis que vão de 20 a 40 metros quadrados e Tiny Houses…

Qual a importância dos arquitetos em projetos com vidros?

Os arquitetos são grandes admiradores do material vidro. Atuando em construções de todos os tipos,…